Pesquisar Artigos

Como identificar uma seita




Publicado em 11/23/2001

JesusSite

Introdução: 

Há 10 grandes religiões no mundo, além do Cristianismo. São elas: Budismo, Confuncionismo, Hinduísmo, Taoísmo, Jainismo, Xintoísmo, Zoroastrismo, Sikhismo, Islamismo, e Judaísmo, e muitos milhares de seitas. Eis o desafio da Igreja do Senhor...

Seitas e Heresias: 

Definição de Seita: O termo como aparece na Bíblia significa facção, partido, grupo ou cisão. Inicialmente, não tinha caráter pejorativo (at. 15:5, 24.5-14), depois assumiu sentido negativo (Gl 5:19-21). Pode designar um subgrupo de dentro de alguma religião organizada, como os saduceus (At. 5:17), fariseus (At. 15:5), ou dissensões no seio da própria Igreja (Rm. 16:17, 1 Co. 11:19).

No Campo Teológico: A doutrina responde às perguntas sobre Deus, a Trindade: Deus pai, Filho e Espírito Santo, sobre a Natureza humana, sobre a vontade de Deus, sobre o nosso Destino Eterno. A Perseverança na Doutrina está relacionada à Salvação (1 Tm 4:16). O Conhecimento e a Prática da doutrina Cristã nos protegem contra a heresia (1 Tm 4:1-6, 2 Tm 2:18, Tt 1:11). Esse conhecimento não anula a espiritualidade do Crente (1 Co. 2:14-15, Rm 12:3). A Doutrina contribui para a unidade da Igreja (Rm 16:17, 1 Co. 1:10; Ef. 4:12-13).

O Jesus das Seitas: As seitas distorcem as verdades fundamentais sobre Cristo reveladas na Bíblia, e isso resulta num outro evangelho (Gl. 1.6-8) e num outro Jesus (2 Co. 11:4) que oferece uma falsa sanvação e um falso céu para os seus adeptos.

As seitas modernas classificam-se em pseudocristãns, orientais, ocultista e secretas.

Pseudocristãns: Testemunhas de Jeová, Adventismo do Sétimo Dia, Catolicismo Romano, Mormismo, Meninos de Deus (A Família), Só Jesus, Igreja de Cristo Internacional, Tabernáculo da Fé, Igreja da Unificação, Igreja Local de Witness Lee, Voz da Verdade, Testemunha de Ieroochua e Igreja Pentecostal Unida do Brasil, Congregação Cristã no Brasil, etc .

Orientais: Arte Mahikari, Hare Krishna, Seicho-no-iê, Igreja Messiânica Mundial

Ocultistas: Kardecismo, Legião da Boa Vontade, Santo Daime, Racionalismo Cristão, Umbanda, Quimbanda, Candomblé, Cultura Racional, Ciência Cristã e Nova Era.

Secretas: Maçonaria, Ordem RosaCruz e Teosofismo. A Marçonaria não é apenas uma assossiação confraternária, ela é também, uma religião.
Como Identificar uma Seita: 

As Seitas e os Credos: As seitas falsas além de mutilarem a Bíblia, rejeitam o Cristianismo histórico-ortodoxo. Suas crenças são oriundas das supostas revelações de fundadores e líderes.

Fundação dos Credos: "CREDO" vem do latim e significa "Creio". Desde muito cedo na história do Cristianismo, o Credo se tornou maos que um conjunto de Crenças: é uma confissão de fé. Tem como o objetivo sintetizar as doutrinas essenciais do Cristianismo para facilitar as confissões públicas e conservar a doutrina contra as heresias.

Confissão de Fé dos Judeus: Os primeiros Credos da Bíblia está em Dt 6:4 "Ouve ó Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.", citado por Jesus no primeiro mandamento Mc. 12:29); ainda hoje é citado pelos judeus religiosos três vezes ao dia.

O Credo dos Apóstolos: É o mais antigo dos três principais credos da Igreja Cristã. 

a) História: Diz a tradição que ele foi formulado pelos apóstolos logo após a ressurreição de Jesus, e que cada um deles apresentou um artigo de fé. O Texto mais antigo desse Credo é datado de 700 d.C. Muitos crêem que esse documento construía a confissão batismal daquela época.

b) Conteúdo: "Creio em Deus Pai Todo-Poderoso. E em Jesus Cristo seu único Filho, nosso Senhor, que nasceu do Espírito Santo e da virgem Maria; que foi cruscificado sob o poder pôncio Pilatos, morto e sepultado; ressuscitou ao terceiro dia, subiu ao céu, e está sentado à mão direita do Pai, de onde há de vir julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja, na remissão de pecados, na ressurreição do corpo". A igreja Católica por sua conta acrescentou "Ave Maria" ao credo original. 

CONCLUSÃO:

A Bíblia é um única fonte para se discernir entre a ortodoxia bíblica e a heresia. Ela é a Palavra de Deus inspirada; o único padrão que distingue o certo do errado. O Movimento religioso que rejeita, e tem adversão pelos credos formulados pela Igreja Cristã nos primeiros séculos, é seita; e, como tal, é inimigo do Cristianismo bíblico e histórico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário