Pesquisar Artigos

Resolvendo o Passado



O apóstolo Paulo nos fala muito a respeito de sua experiência com Deus, na vida cristã. Em sua busca pela perfeição, ele buscava fazer algo muito importante: “Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” (Fp 3:13-14).
Fomos chamados para pertencer ao Reino de Deus. Nesse Reino tudo é novo. Recebemos uma vida nova. O nosso passado foi “zerado”, isto é, fomos “justificados por Deus em Cristo Jesus” (Rm 5:1-2). E, uma das provas da nossa conversão genuína é exatamente romper com os pecados do passado. Não dá para continuar fazendo as mesmas coisas que antes. O Espírito Santo vem habitar em nós e Ele é santo…
Vejamos alguns exemplos bíblicos de pessoas salvas cujo passado foi “resolvido” no ato de sua conversão:
Zaqueu:
Zaqueu era chefe dos publicanos e era rico (Lc 19:2). Isto significa que ele, além das porcentagens que tinha em suas cobranças para Roma, também recebia dos outros cobradores de impostos da cidade de Jericó. Entretanto a riqueza não satisfazia o seu coração. Ele desejou ver quem era Jesus de Nazaré, de quem tanto ouvira falar, e para isto, por ser de baixa estatura, chegou a dar uma de “menino”, subindo em um sicômoro, sob cujos ramos o Mestre haveria de passar.
E, Jesus, que ama cada pessoa e conhece cada coração, parou debaixo daquela árvore e disse: “Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa” (v. 6). Ele mal podia acreditar que o Mestre iria dormir em casa, iria comer com ele, entrar debaixo de seu teto e ser seu hóspede… Com muita alegria, Zaqueu recebeu o Senhor Jesus em sua casa e em seu coração. Os fariseus murmuravam e comentavam maliciosamente a respeito de Zaqueu e de sua vida pecadora, mas ele, como prova de seu “novo nascimento”, isto é, de sua genuína conversão, disse a Jesus, na presença de todos: “Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado” (v.8).
Zaqueu “fechou todas as brechas do passado”. Para resolver o problema da “avareza” ele deu metade dos seus bens aos pobres. Isto é muita coisa! Você estaria disposto a fazer isto em sua vida?
Para resolver o problema do “furto e da corrupção”, ele prometeu pagar quadruplicado aos que houvesse defraudado. Isto é prova de genuína conversão. Para Zaqueu agora o que mais importava era seguir o Mestre e manter a alegria que sentia no coração, pela presença de Jesus e por causa do seu perdão…
Convertidos da magia negra e feitiçaria:
A Bíblia nos conta que, em Ëfeso, os convertidos ao Evangelho que vinham das seitas satânicas, que faziam feitiçaria e conheciam as ciências ocultas das trevas, faziam algo muito importante para resolver definitivamente qualquer interferência de espíritos malignos em suas vidas. “Também muitos dos que seguiam artes mágicas trouxeram os seus livros, e os queimaram na presença de todos e, feita a conta do seu preço, acharam que montava a cinqüenta mil peças de prata” (At 19:19).
Devemos nos lembrar que sempre há um preço para a “limpeza total” do coração regenerado. É jogar tudo fora mesmo. É queimar os ídolos e lançar fora todo resquício de idolatria e mentira do passado…
Zaqueu pagou a quem devia e dividiu com os pobres aquilo que lhe sobrava. Os efésios queimaram livros e objetos de magia, tirando de suas vidas e de seus lares toda “legalidade” do inimigo em suas vidas.

O Verdadeiro arrependimento e a libertação do passado:

Ao conversar com certo pastor muito experiente na área de libertação, ele nos contou um fato muito interessante. Enquanto se preparava para pregar a mensagem na igreja, seu auxiliar veio dizer-lhe: “Aí fora tem uma mulher que é “mãe de santo”. É a dona do “terreiro de macumba” mais famoso desta região do Rio de Janeiro, e já fez muita maldade”.
O pastor ficou um pouco apreensivo e disse ao auxiliar que mantivesse os intercessores perto daquela senhora, e estivessem prontos para qualquer manifestação demoníaca no culto. E, quando começou a pregar e orar por libertação, não se manifestou nenhum demônio naquela mulher, pelo contrário, ela chorava durante o culto inteiro. Ela estava realmente arrependida. O Espírito Santo já estava trabalhando em seu coração e operando limpeza total, aleluia!
Aquela senhora é hoje uma pregadora do evangelho de Jesus. O seu arrependimento sincero rompeu com toda a legalidade do inimigo em sua vida. Ela fez uma “limpa” em sua casa e destruiu os altares do maligno. A obra genuína do Espírito Santo em sua vida trouxe-lhe paz e graça…
Paulo diz dos Tessalonicenses: “e como dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir o Deus vivo e verdadeiro, e esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura” (I Ts 1:9-10).
Ao receber a nova vida em Cristo, acontece uma mudança genuína no interior.
Destruindo os ídolos no coração e no lar:
Quando “nascemos de novo”, entronizamos Jesus em nossos corações. O Espírito Santo passa a habitar em nós (I Co 6:19-20). Mas, apesar de termos esse conhecimento, o apóstolo João nos adverte: “Filhinhos, guardai-vos dos ídolos” (I Jo 5:21). Será que alguém realmente convertido poderá ainda ter ídolos em sua vida? O ídolo é o que ocupa o primeiro lugar na vida de uma pessoa. O ídolo pode ser o “trabalho”, a “família”, o “dinheiro”, os “bens materiais”, o “diploma”, a “casa”, o “carro”, ou, até mesmo, o “próprio ministério que se exerce”.
As imagens de escultura feitas para culto nada mais são do que “moradas de demônios” (Dt 5:7-10; 12:29-32). O Senhor nos proíbe até mesmo de mencionar os nomes das entidades demoníacas (Sl 16:4). Paulo fala sobre “fugir da idolatria” (I Co 10:14) e menciona que as coisas sacrificadas aos ídolos são sacrificadas a demônios (I Co 10:19-31), e que “todas as coisas nos são lícitas, mas nem todas convêm”. É importante, principalmente para os jovens o cuidado com atração mundana (música, roupas, adereços mundanos: “pircings”, tatuagens, etc) que aprisionam a pessoa ao passado. A aparência do crente deve falar de sua “nova vida em Cristo”. É muito bom ser “livre verdadeiramente”.
Destruindo coisas malignas e impuras:
Roupas que foram usadas para o pecado, objetos ganhos como “prêmio do pecado”, móveis e utensílios que se destinam à embriaguez, que foram inspirados para o pecado, deverão ser trocados. O ideal é desfazer-se mesmo destas coisas (não dá-las a outras pessoas ou vendê-las, mas destruí-las).
Em Lv 13 e 14, temos o relato de como lidar com a lepra e sua contaminação, em roupas, objetos e construções. Quando a lepra persiste nas roupas, na casa ou qualquer utensílio, aquilo deve ser queimado. A lepra sempre tem a conotação de “pecado” na Bíblia. As coisas separadas para o pecado deverão ser queimadas.
Relacionamentos impuros deverão ser tratados da mesma forma. Namoro inadequado, sexo experienciado antes do casamento, estas coisas precisam receber o perdão e entrar numa nova vida: um novo relacionamento, em santidade e pureza.
Pessoas que vivem “amasiadas”, que não se casaram legalmente, deverão acertar suas vidas. Precisam fechar todas as possíveis portas por onde o inimigo “gosta de entrar”. Coisas como: trabalho que envolva a venda de jogos de azar, de cigarros e de bebidas alcoólicas, trabalho em motéis, vendas que envolvam mentira e falsidade, tudo isto precisa ser tirado da nova vida do crente. É necessário que a linha divisória entre o Reino de Deus e o Mundo com suas coisas malignas (mesmo que sejam “legais”, isto é, aceitas pelas leis do país) seja bem definida.
Resolvido o Passado, esqueça-o:
O que já foi resolvido pelo Senhor está resolvido. Os pecados confessados e abandonados já foram apagados pelo “sangue do Cordeiro” (I Jo 1:6-10). Recebemos novas vestes e um anel de autoridade foi colocado em nossa mão, aleluia! (Lc 15:21-24). O Senhor mesmo nos diz: “Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro” (Is 43:25).
Assim como uma fita cassete é passada num “desmagnetizador” e sai totalmente “virgem”, sem nenhum som gravado, do mesmo modo, ao passarmos pela cruz, temos todos os nossos pecados cancelados, perdoados. Agora, recebemos uma nova vida, como uma página em branco para começarmos a escrever novos capítulos de santidade e alegria em Cristo, aleluia!

Desafios:

Ore ao Senhor e veja se em sua casa ainda há vestígios do passado (idolatria, nova era, superstição, magia e pornografia) e destrua tudo. Seria bom que irmãos da célula estivessem com você nesse ato profético de “limpeza” de seu lar. Agradeça ao Senhor pela vida nova que Ele nos oferece, amém?
Avalie seu guarda-roupa, CD’s, DV’s peça ao Senhor que lhe revele se há algo que deva ser tirado e destruído.
Verifique se há algo conseguido de forma ilegal : corrija o que for necessário, devolva o que não lhe pertence, restitua e acerte seus compromissos (com sabedoria e paz).
Legalize o seu casamento e acerte o seu namoro.
Ore com os irmãos da sua célula para que a santidade da nova vida seja realidade no coração de cada membro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário