Pesquisar Artigos

Sabedoria de Deus x Sabedoria da Mundo


Busto de Periandro de Corinto considerado um dos sete sábios da Grécia
“Deus, em sua sabedoria, providenciou para que o mundo nunca o encontrasse através da inteligência humana. E então Ele se manifestou e salvou todos quantos comprovadamente levaram a sério sua mensagem. Essa mesma que o mundo considera absurda e ridícula”.
1 Coríntios 1:21
                Alguns na igreja em Corinto estavam tentando fazer o Evangelho intelectualmente respeitável à sociedade. Sua preocupação em serem inseridos culturalmente neste mundo os fez sensíveis aos aspectos da mensagem cristã, que eram ofensivos para os filósofos, os “formadores de opinião” da época.
A igreja de Corinto não havia pensado em abandonar a sua fé, só redefini-la de modo a se tornar mais digerível aos intelectuais.
Paulo caiu duramente sobre esta igreja, por sua iniciativa de tentar casar a sabedoria do mundo com a de Deus. Ele sabia muito bem que a obtenção do status intelectual resultaria em uma perda de poder espiritual e finalmente levaria ao colapso da fé verdadeira.
Vamos ser francos! Há muita coisa à cerca da mensagem cristã que é considerado escandaloso para os judeus e idiotice para a sociedade. E não para ai, a maiorias dos cristãos não são o que o mundo chamaria de sensato, instruído ou razoável. Cedo ou tarde nós temos que enfrentar o fato de que, em vez de pertencer à intelligentsia, somos considerados tolos, ridículos, de mente estreita, de fato desprezados, não falamos nada que faça sentido a sociedade.
Mas o maravilhoso é que Deus usa essa mensagem, que parece ser idiota, para salvar os que genuinamente crêem. E Deus não usa pessoas como nós para cumprir Seus propósitos. Ele confunde toda a pompa e pretensão deste mundo, eliminando qualquer possibilidade da nossa glória humana, e assegura que somente Ele receberá o crédito.
Ruínas da cidade de Corinto na Grécia
Isto não quer dizer que não há lugar para o conhecimento humano. Claro que há. Mas a não ser que a erudição esteja incondicionalmente submissa à bíblia, torna-se a uma coisa mortal e perigosa. Quando a erudição julga ou condiciona a Palavra de Deus, alegando, por exemplo, que alguns textos bíblicos ou a ciência são fontes mais confiáveis, esse conhecimento representa um concreto afastamento da verdade de Deus. Quando nós crentes, nos submetemos ao tribunal de aprovação da sociedade, estamos vulneráveis a todo modelo de heresia.
Paulo não desembarcou na igreja de Corinto com um discurso que fazia sentido a sociedade da época. Em vez de escolher uma mensagem que faria consenso, Paulo escolheu o caminho mais difícil e “menos coerente”: Jesus Cristo e este crucificado! Ele sabia que o poder estava na apresentação simples e direta do Evangelho, e não na ocupação com temas desejados pela maioria ou teorias inúteis, ou no culto do intelectualismo.
William MacDonald
Adaptação: Roberto Aguiar
Fonte: Título original, “World’s Wisdom vs  God’s Wisdom”http://www.plymouthbrethren.org/article/289

Nenhum comentário:

Postar um comentário