Pesquisar Artigos

A Deusa Adorada pelo Catolicismo


Estátua representando Gaia, a deusa Terra
Um exemplo do novo fluxo pagão na Igreja Católica Romana é a freira Miriam MacGillis, da Ordem Dominicana que adora a deusa da terra. Esta teologia é chamada de eco-espiritualidade ou espiritualidade da terra. Em fevereiro de 2009 ela foi a palestrante em, Cosmologia, Fé e Sustentabilidade, na Saint Thomas University, em Miami, E.U.A.
Discípula de Thomas Berry, um sacerdote dessa nova teologia, a  Eco-Espiritualidade defende uma visão panteísta(Panteismo: Doutrina ou sistema filosófico que só admite como Deus o todo, a universalidade dos seres) de que o universo inteiro é o corpo de Deus e que ele está a evoluir. É uma síntese do Hinduísmo, Budismo, e americanismo nativo e que tem permeado muitas das ordens católicas, incluindo a dominicana, cisterciense, jesuíta, paulina, e beneditinos. Outros nomes influentes nesta novo paganismo católico são Teihard de Chardin, Thomas Merton, Thomas Ryan, Thomas Keating, Kevin Hunt, Alan Griffiths, Wayne Teasdale, Willigis, Jager, Basil Pennington, John Main, e Anthony de Mello. No centro deste movimento contemplativo místico que se propagou amplamente estão os evangélicos, através da influência de homens como Richard Foster e Brennan Manning.
Livros de Richard Foster publicados no Brasil (Celebração da Disciplina, Liberdade da Simplicidade, Destruição Criativa)
Livros de Brennan Manning no Brasil (Confiança Cega, A Assinatura de Jesus, Convite à Loucura, Falsos, Metidos e Impostores, Meditações para Maltrapilhos, O Evangelho Maltrapilho, O Impostor que Vive em Mim, O obstinado Amor de Deus)
Fonte: www.wayoflife.org
FBIS News Service

Nenhum comentário:

Postar um comentário