Pesquisar Artigos

A Fábula do Livro “O Segredo”



O Segredo é um fenômeno. O livro foi lançado no final de 2006 e já vendeu mais de quatro milhões de exemplares só na América, 1 milhão e meio no Brasil, com cerca de trinta traduções para outros idiomas já disponíveis ou em andamento. É provável que se torne um dos livros de auto-ajuda mais vendidos de todos os tempos alem de está sendo constantemente elogiado e apoiado por celebridades. [Aqui no Brasil uma grande propagadora de O Segredo é a apresentadora Ana Maria Braga]. Aventure-se em sua livraria local ou a olhar em sua volta enquanto espera no aeroporto, e você é obrigado a ver as pessoas lendo e absorvendo-o. Seus leitores não se resumem a pessoas que consultam astrólogos ou são místicas, pelo contrário, normalmente são pessoas comuns que vivem ao seu lado. Há quase 1.400 comentários de avaliação sobre o livro no site da Amazon,  com uma média de aprovação de 3,5 a 5, numa escala que vai de 1 a 5. Isto significa que a maioria das pessoas, a grande maioria mesmo, acredita que pelo menos em alguns aspectos do livro e da premissa de ensino, eles acreditam na lei da atração defendida pelo livro.
“O Segredo” começou como um DVD. A autora Rhonda Byrne (60 anos), que integra-se ao chamado Movimento do Novo Pensamento, e também ao da Nova Era. Byrne que foi considerada pela revista Time Magazine como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo, passou por um momento particularmente difícil na vida e saiu apenas depois que aprendeu o segredo, que é o seu termo para o que é comumente conhecida como a lei da atração. Em “agradecimento”, ela criou uma apresentação em DVD para compartilhar esse conhecimento e, tendo visto o sucesso extraordinário do DVD (que já vendeu mais de 1,5 milhões de cópias), ela criou um livro com o mesmo nome. As reivindicações do livro são elevadas: “Não há uma única coisa que você não possa fazer com esse conhecimento. Você conseguirá, não importa quem você seja ou onde você está, “O Segredo” pode lhe dar tudo o que você quiser”. Imagine o seguinte: o poder de obter absolutamente tudo. Quem pode resistir a isso?
Rhonda Byrne autora de “O Segredo”
A lei da atração, que Byrne diz que é a lei mais poderosa do universo, e afirma que as pessoas vivenciam as manifestações lógicas de seus pensamentos predominantes, sentimentos e palavras. Isto dá as pessoas o controle direto sobre suas vidas. Ela explica que os pensamentos de uma pessoa (consciente ou inconsciente) e sentimentos, trazem correspondentes manifestações positivas ou negativas. Os pensamentos positivos trazem manifestações positivas, enquanto os pensamentos negativos trazem manifestações sobre o negativo. A teoria é muito simples. Porque é uma lei absoluta, a lei da atração sempre responderá aos seus pensamentos, não importam quais são. Assim, seus pensamentos se tornam coisas. Você é a energia mais poderosa do universo simplesmente porque o que você acha se tornará realidade. Você forma o mundo que existe ao seu redor. Você forma sua própria vida e seu destino através do poder da sua mente.
Os passos para utilizar esta lei na vida são simples e supostamente fundamentado na sabedoria de Jesus, como lemos em Mateus 21:22. “E tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis.”
A lei da atração exige apenas isto:
Saber o que se quer e pedir.
Sentir-se e comportar-se como se o objeto de seu desejo já estivesse a caminho.
Estar aberto a recebê-lo.
Há aspectos desta lei que é claramente atrativa para o coração humano. Nós todos gostamos de pensar que temos controle sobre nossas vidas e que podemos ter tudo que queremos. Nós todos queremos controlar nosso destino e sentir que o universo está a nossa disposição, que há uma força amigável trabalhando com, e não contra nós. Isto é, se estou convencido, isso é o que atrai as pessoas para a lei da atração.
Mas, no entanto há muitas áreas nas quais “O Segredo” nada tem a oferecer, em que a lei da atração, como a lei “mais poderosa do universo” é simplesmente uma resposta incompleta, irracional e até mesmo deprimente. Permita-me sugerir alguns pontos.
Em primeiro lugar, “O Segredo” não tem real capacidade de responder ao problema da maldade humana, certamente o maior problema que alguém pode enfrentar. Byrne, admite que o pensamento das pessoas num primeiro instante quando ouvem a lei, é pensar em momentos ruins, por exemplo em momentos de tragédias  onde se perderam muitas vidas. De acordo com a lei da atração, essas pessoas estavam necessariamente na mesma freqüência do evento que vitimaram suas vidas. Elas podem não ter pensado no evento, mas de alguma forma os seus pensamentos negativos as atraíram para ele. Mas isso simplesmente não dá uma resposta satisfatória para os problemas do mundo. Isso significaria dizer que os milhões de judeus que pereceram no Holocausto foram co-responsáveis pela tragédia que se abateu sobre eles, simplesmente porque abrigaram pensamentos negativos, que por sua vez convocou a tragédia sobre si mesmos? Da mesma forma não significaria que uma jovem é responsável por anos de abuso sexual que seu pai impôs sobre ela? “O Segredo” não oferece nada para estas pessoas, mas o entendimento de que seu sofrimento é de alguma forma sua própria culpa. Quando olhamos para O Segredo como a lei que pode trazer-nos qualquer coisa que nos atraia, e passamos a analisá-lo sob a perspectiva de alguém que sofreu, O Segredo passa a ser algo claramente equivocado.
Segundo, a lei funciona de uma maneira que turbina o seu egoísmo. Por exemplo, Byrne adverte a que não se ouça pessoas falarem sobre suas doenças ou problemas, para que você não comece a pensar pensamentos negativos e comece a manifestar  conseqüências negativas em sua própria vida. Ela alerta para o sacrifício como algo ruim, seja financeira ou pessoal, dizendo que o sacrifício faz você provar a sua crença na falta e não na abundância. Ela diz que você sempre se coloque em primeiro lugar e sempre olhe para seus próprios interesses à frente de qualquer outro. Ela o coloca no lugar de Deus, como aquele que está no centro do universo. A lei da atração continua em progressão lógica até chegar no seu estágio final, que é   de atribuir divindade à humanidade.
Se bem entendido, O Segredo lhe ensina que a terra gira ao seu redor. A maré dos oceanos e seu fluxo são para você. Os pássaros cantam para você. O sol nasce e se põe para você. As estrelas saem por sua causa. Cada coisa linda que você vê, cada coisa maravilhosa mira-se em você, está tudo lá, para você. Dê uma olhada ao redor. Nenhum delas pode existir sem você. Não importa quem você pensava que era, agora você já sabe a verdade de quem você realmente é. Você é o mestre do universo. Você é o herdeiro do reino. Você é a perfeição da vida e agora você sabe O Segredo.
Ela continua:… “Você é Deus em corpo físico, espírito em forma de carne, você é a vida eterna expressando-se como você é, um ser cósmico. Em você está todo o poder, toda a sabedoria, toda a inteligência, você é…. a perfeição. Você é magnífico! Você é o criador, e seu poder criador continua funcionando nesse planeta.
” A filosofia de O Segredo não reconhece nenhum poder superior a si mesmo. Isso me faz pensar: qual seria a aparência do mundo se todos seguissem o segredo e se dedicassem principalmente aos seus próprios interesses, esquecendo compaixão e sacrifício ao próximo?
Em terceiro lugar, a lei, pelo menos na medida em que é descrita neste livro, não dá qualquer resposta para quando acontece uma coincidência, um choque desejos. O que acontece quando duas pessoas estabelecem em seus pensamentos atrair para si as mesmas coisas? Embora eu entenda que o universo oferece oportunidades infinitas, duas pessoas podem igualmente ter a mesma idéia sobre determinada coisa específica. O que acontece quando o que uma pessoa quer, é prejudicial à outra pessoa? E se o prazer de uma pessoa é justamente a dor de outra? Se a lei da atração é a lei suprema do universo, logo não há ninguém administrando tais casos.
Finalmente, O Segredo também desafia tanto o bom senso como a experiência humana. Por exemplo, quando se considera a perda de peso, Byrne faz a incrível afirmação de que os alimentos só podem engordar, se você achar que eles podem produzir gordura em você. Se você determinar que os alimentos não são capazes de fazer você ganhar peso, você pode comer quanto quiser e nunca engordará ou sofrerá qualquer efeito negativo. Ao considerar a saúde, ela sugere que podemos nos curar de qualquer aflição, simplesmente através do poder da nossa mente. Curiosamente, “O Segredo” tem sido defendido por celebridades do nível de Oprah Winfrey, a mulher mais influente na América na atualidade, que oferece sua própria vida como testemunho do poder da lei da atração. Uma semana após o endosso de Oprah, as vendas de O Segredo saltaram de 18.000 para 101.000. E na semana seguinte para 190.000. Winfrey, desde então, teve de abrandar o entusiasmo em que as pessoas estavam seguindo o conselho do livro, na medida em que eles estavam abandonando o tratamento médico, e acreditando no poder de seus pensamentos para se curarem. Os médicos estavam impressionados, assim como as doenças e agravos que não responderam a tentativas da mente para eliminá-los. A autora chega a dizer que a lei da atração pode conceder a imortalidade. No entanto, as pessoas que ensinam esta lei parecem envelhecer no mesmo ritmo que o resto de nós.
Na Bíblia, no primeiro capítulo do livro de Romanos, Deus comenta sobre esse desejo doentio de alto-adoração que existe em todos nós. “Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos e trocaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem mortal, pássaros e animais e répteis. Por isso Deus os entregou, nas concupiscências de seus corações … pois eles mudaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura em vez do Criador, que é bendito eternamente. ” E amém. “O Segredo” afirma ser capaz de nos dar tudo que poderíamos querer. Contudo, não pode ainda resolver os problemas fundamentais da natureza humana. A autora representa apenas o último de uma longa linha de tentativas de revogar Deus da história humana, tentativa esta que se iniciou desde quando o primeiro homem virou as costas para seu Criador. Não há nada de novo aqui, mas apenas a mesma fantasia do início do século XX , com embalagem do século XXI.
Tim Challies
Fonte: http://www.discerningreader.com/book-reviews/the-secret
http://www.thesecret.tv/

Nenhum comentário:

Postar um comentário