Pesquisar Artigos

Rick Warren e o Psicodelismo de Jimmy Hendrix


peace
No lançamento do Plano P.E.A.C.E. (palavra paz em inglês), um conjunto de medidas que visa a união de todos os povos do planeta, do mega pastor Rick Warren, a banda de louvor de sua igreja tocou a canção “Purple Haze” [Névoa Roxa], de Jimmy Hendrix, e Rick Warren cantou vários versos da canção.
globalpeace
Nessa canção, a “névoa roxa” refere-se ao LSD (isso era de conhecimento geral naquela época). É uma referência às experiências de Hendrix com uma variedade de LSDproduzida em 1966 por Owsley Stanley. A forma farmacêutica comercial de LSD, feita pelas indústrias Sandoz, sob o nome comercial de “Delysid”, vinha em pequenas cápsulas de gelatina de cor púrpura. Numa sessão de gravações para o canal BBC de Londres em 1967, Hendrix gravou uma versão de “Day Tripper” dos Beatles em que durante um solo de guitarra, ele grita “Oh, Owsley[abreviatura de "Delysid"], can you hear me now?”) (Oh, Owsley, consegues ourvir-me agora?). Purple Haze foi também um tipo de marijuana [Cannabis Sativa] no Brasil é a popular maconha, que foi nomeado assim por causa da canção. O LSD é virtualmente indetectável por qualquer meio conhecido de teste físico para as drogas (seja exame de sangue, urina, ou folículo capilar).
maconha
Purple Haze é uma canção gravada em 1967 e considerada como uma das melhores canções de Jimi Hendrix e também o seu primeiro êxito internacional. Para muitos, é a sua canção de marca. A revista Rolling Stone colocou-a em Nº 17 nas suas “500 Melhores Canções de Todos os Tempos.
72817539AW014_Meet_The_Pres
O que levaria um pastor, por mais insignificante que seja seu trabalho, a tocar em sua igreja e juntamente com os fieis, cantar uma musica símbolo mundial da cultura psicodélica, que faz apologia a sensação de “Paz” produzida por um entorpecente?  A musica é de autoria de um pobre rapaz que morreu vítima do abuso de álcool e drogas e ícone de um estilo de vida destrutivo; moda nos anos 60 e 70. O que essa falsa paz alucinógena das drogas tem haver com a genuína Paz de Cristo? Onde o pastor Rick Warren foi encontrar um terreno comum entre ambas?
jimi_hendrix
Disse Jesus: “Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?” Mateus 7:15,16
Esses últimos dias são dias confusos e traiçoeiros, onde as coisas não são como se apresentam. Quem não se guiar apenas pela palavra de Deus, não vai conseguir escapar daquele tremendo engano de proporções mundiais do qual nos advertiu Jesus e os apóstolos que precederia a Sua volta.
Que só Deus nos influencie!
Roberto Aguiar
Adaptado de “Reinventando Jesus Cristo: O Novo Evangelho” postado por George em www.cuttingedge.org e  Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário